Em visita ao Posto de Saúde da Família (PSF) do povoado de Sítio/Quijingue, na manhã desta quarta-feira (20) o promotor de Justiça da Comarca de Euclides da Cunha, a qual Quijingue pertence, Dr. Luciano Taques Ghignone, encontrou diversas irregularidades, que desrespeitam as normas estabelecidas pelo Ministério da Saúde para o funcionamento dos PSFs.
A visita do promotor é a primeira de muitas que serão realizadas pelo Ministério Público e população como parte do projeto “O Ministério Público e os Objetivos do Milênio: Saúde e Educação de Qualidade para Todos.”
Trata-se de um importante trabalho a ser desenvolvido em conjunto pela Promotoria de Justiça e pela Sociedade Civil, objetivando aprimorar e corrigir falhas nos setores da educação e da saúde, que são de fundamental importância para o bem-estar de nossa comunidade.
A visita foi acompanhada por várias pessoas da sociedade civil de Quijingue, pelo representante da Secretaria Municipal de Saúde Sr. Luis Lindenberg, coordenador da Vigilância Sanitária e pelos vereadores Romerinho, João Batista,Célia e Reginaldo. Um amplo questionário foi preenchido pelo promotor com indagações feitas a funcionários, usuários e a representante da Unidade de Saúde, enfermeira Inaiara Matos do Carmo.
Entre as situações de irregularidades encontradas está a própria estrutura física da unidade, construída pelo ex prefeito Joaquim Manoel dos Santos com recursos federais. A unidade não possui, por exemplo, banheiro na sala que realiza pequenos procedimentos cirúrgicos, curativos, etc; não tem sala de específica de observação; falta ar condicionado na sala de atendimento odontológico; faltam pisos anti derrapantes; falta uma porta de saída, contrária à de entrada para que se evitem contaminações entre usuários, entre outros.

O promotor agora vai sentar com o atual prefeito e com a secretária de saúde de Quijingue para que o município possa se adequar às exigências do Ministério da Saúde, coisa que já poderia ter sido feita há muitos anos.