Em visita ao Posto de Saúde da Família (PSF) do povoado de Sítio/Quijingue, na manhã desta quarta-feira (20) o promotor de Justiça da Comarca de Euclides da Cunha, a qual Quijingue pertence, Dr. Luciano Taques Ghignone, encontrou diversas irregularidades, que desrespeitam as normas estabelecidas pelo Ministério da Saúde para o funcionamento dos PSFs.
A visita do promotor é a primeira de muitas que serão realizadas pelo Ministério Público e população como parte do projeto “O Ministério Público e os Objetivos do Milênio: Saúde e Educação de Qualidade para Todos.”
Trata-se de um importante trabalho a ser desenvolvido em conjunto pela Promotoria de Justiça e pela Sociedade Civil, objetivando aprimorar e corrigir falhas nos setores da educação e da saúde, que são de fundamental importância para o bem-estar de nossa comunidade.
A visita foi acompanhada por várias pessoas da sociedade civil de Quijingue, pelo representante da Secretaria Municipal de Saúde Sr. Luis Lindenberg, coordenador da Vigilância Sanitária e pelos vereadores Romerinho, João Batista,Célia e Reginaldo. Um amplo questionário foi preenchido pelo promotor com indagações feitas a funcionários, usuários e a representante da Unidade de Saúde, enfermeira Inaiara Matos do Carmo.
Entre as situações de irregularidades encontradas está a própria estrutura física da unidade, construída pelo ex prefeito Joaquim Manoel dos Santos com recursos federais. A unidade não possui, por exemplo, banheiro na sala que realiza pequenos procedimentos cirúrgicos, curativos, etc; não tem sala de específica de observação; falta ar condicionado na sala de atendimento odontológico; faltam pisos anti derrapantes; falta uma porta de saída, contrária à de entrada para que se evitem contaminações entre usuários, entre outros.
O que chamou mais atenção foi o fato da ex prefeito Joaquim ter recebido recursos federais para a reforma das unidades de saúde em 2012 e não ter contemplado tais demandas. O município recebeu R$ 30.251,16 reais do Governo Federal que não foram bem aplicadas. Todos que estavam acompanhando o promotor perceberam que a manutenção dada pelo ex prefeito à unidade deixou muito a desejar: cadeiras da recepção em péssimo estado, persianas quebradas, vidros de janelas quebrados, lixeiras impróprias entre outros. Ficou evidenciado por todos que o único investimento feito ali foi somente uma pintura nova nas paredes. Mas o mais espantoso é saber que o ex-prefeito de Quijingue é um médico e como tal deveria, mais do que ninguém, estar preocupado com todas essas situações encontradas e, no mínimo, ter resolvido boa parte delas, melhorando a qualidade no atendimento ao cidadão.
O promotor agora vai sentar com o atual prefeito e com a secretária de saúde de Quijingue para que o município possa se adequar às exigências do Ministério da Saúde, coisa que já poderia ter sido feita há muitos anos.
4 comentários:
AGORA AS IREGULARIDADES E DO DR JOAQUIM,PORQUE VC NAO CONTINUA COMO TAVA REGINALDO FAZENDO DENUNCIAS COMO ANTES,NA ATUAL GESTAO O QUE NAO FALTA É COISA ERRADA,DESVIO DEFUNCOES,CONTRATOS IRREGULARES E OUTRAS COISAS VC SABE.
ASS:EIS ADMIRADOR
vejam so, o prefeito atual vai ter de conviver com os problemas deixados pelo joaquim até ele mudar tudo.
reginaldo, acabou as férias hahaha
Pois é realmente irregularidades existiam e os Quijingueses nunca foram cegos de não enxerga isso! mas quero aqui dizer que a Secretaria de saúde também é da área uma enfermeira que humilhou os agentes de saúdes,que é totalmente arrogante,mal educada não dar se quer um simples BOM DIA, O hospital Municipal de Quijingue não ta mas nas mão de Joaquim não e semana passada faltava remédio, davam Danones vencidos á paciente, medicamentos vencidos também, contrataram médicos que mas parecem uns cavalos brabos...
Pintar um posto de saude e gastar mais de trinta mil reais. que absurdo!
Postar um comentário